terça-feira, 24 de novembro de 2009


Todos os anos, o dia 20 de novembro é um dia especial para a população negra do Brasil, aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, esta foi uma data escolhida para a reflexão do papel do negro na sociedade. Na capital baiana as manifestações se dão de diversas formas e este ano o tema escolhido para celebrar este dia especial foi “Basta de violência”.
A programação, composta por shows, atos públicos e caminhadas, teve início na manhã do dia 20, sexta-feira e se estendeu até a manhã do domingo, dia 22. Além de muita alegria, o público expressou muita indignação pela violência que acomete grande parte da população negra do estado, que tem sua maioria concentrada nos bairros periféricos de Salvador.



A professora Joseane Machado afirma que o preconceito é um dos fatores responsáveis pelos altos índices de violência. “Nós vivemos em uma sociedade hipócrita, que libertou o negro da escravidão, mas não o libertou do estigma criado no passado, precisamos continuar lutando para acabar com toda essa violência, que é a materialização do pensamento retrógrado que o país possui”.
Assim como Joseane, vários negros não foram às ruas apenas para se divertir, mas sim, para protestar e reforçar o tema da campanha deste ano, que, segundo eles, tem o intuito de desmistificar a idéia impregnada na sociedade de que o negro é um ser inferior e, por isso, deve ser violentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário