segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A "Pró" do Todo Enfiado




No dia 27 de agosto de 2009, o jornal Correio da Bahia noticiou a demissão da professora Jaqueline Carvalho, 28 anos, após a divulgação de um vídeo que mostrava a baiana subindo ao palco da casa de shows Malagueta, em Salvador, dançando de forma vulgar e mostrando a calcinha.

A partir daí, Jaqueline dividiu opiniões a respeito da sua demissão. Algumas pessoas - na sua maioria mulheres - criticaram o fato de uma educadora se expôr de tal forma e acharam justa a sua demissão. Por outro lado, parte da população apoiou a professoara, afirmando que as suas ações fora do ambiente de trabalho não devem interferir na sua vida profissional.

Vários programas de televisão abordaram o assunto e entrevistaram Jaque - como foi apelidada - que, no primeiro momento se disse arrependida por ter dançadado daquela forma e que só o fez devido ao excesso de álcool que ingeriu naquele dia. Porém, a medida que o fato foi repercutindo na mídia, a professora passou a assumir o fato, afirmando que era possível dançar novamente daquela forma e que até aceitaria um convite para posar nua para uma revista masculina.

Quase que diariamente era possível assitir Jaqueline dando entrevistas em programas de TV - a maioria destes, considerados sensacionalistas pelos críticos. Em todas eles, ela afirmou que, após a exibição do vídeo, teve que mudar de bairro, pois os vizinhos a criticaram muito. Mãe de uma menina de sete anos, a professora comentou que flagrou a filha dançando da mesma forma que ela e que isso a constrangeu muito, pois teve que conversar com a garota e pedir para que ela não dançasse mais daquela forma.

Questionada pelas suas ações por participantes dos programas, ela, muitas vezes entrava em contradição, revelando que não estava realmente convencida de que o que fez era errado, com isso, Jaqueline revelava, nas entrelinhas, cada vez mais a vontade de esquecer as salas de aula e partir para o mundo artístico.

Analisando o ocorrido com a professora, através de um outro ponto de vista, é possível perceber o quanto as pessoas são expostas pelas novas tecnologias. O vídeo de Jaqueline foi feito através de câmeras de celulares e postado na internet de forma rápida e simples e, o mais importante, a "protagonista" de toda a

Nenhum comentário:

Postar um comentário